Institucional

nossa história

O Fórum de Pró-Reitores de Pós-Graduação e Pesquisa (FOPROP) surgiu em 1985, com 51 participantes, a maioria do sudeste, no bojo da redemocratização do país e no contexto das discussões sobre os grandes temas nacionais, entre os quais o papel da universidade, da ciência e da tecnologia em um país em processo de abertura política, econômica e cultural.

A reunião que deu origem à entidade, realizada entre os dias 20 e 22 de março, na Universidade Federal Fluminense (Niterói/RJ), ocorreu três meses após a eleição indireta de Tancredo Neves para a Presidência da República, uma semana após a criação do Ministério de Ciência e Tecnologia, e poucos meses antes da realização da I Conferência de Ciência e Tecnologia. A comunidade acadêmica, a exemplo do que vinha ocorrendo com os diferentes setores da sociedade brasileira, reclamava por democracia e pela ampliação dos espaços de participação no processo decisório das políticas setoriais e nacionais.

Os propósitos do Fórum na época de sua criação eram modestos e circunscritos a um grupo relativamente pequeno de instituições federais de ensino superior. No início, a organização era composta principalmente por instituições federais de ensino superior dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, que eram responsáveis pela quase totalidade dos programas de pós-graduação e pela maior parte da pesquisa científica e tecnológica produzida no país.

Hoje, o FOPROP é uma entidade de direito privado com mais de 248 instituições associadas, que representam diferentes segmentos (públicos, comunitários e privados) de todas as regiões do país. O FOPROP promove e defende a pesquisa, a pós-graduação, a tecnologia e a inovação, identificando as necessidades nacionais e regionais nessas áreas e propondo políticas para agências de fomento.

Em 2013, com a aprovação de seu novo Estatuto, a Diretoria Executiva deu início ao processo de institucionalização, com definição de endereço, registro em cartório, criação de CNPJ, abertura de conta bancária, organização do processo de filiação e outras ações exigidas pelos órgãos fazendários. A sede física da entidade encontra-se em Brasília, nas dependências do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB), tendo uma organização desconcentrada em termos regionais e do ponto de vista dos segmentos (públicas federais, estaduais e municipais, comunitárias e particulares).

missão

Congregar esforços na identificação das necessidades nacionais e regionais, nas áreas de pesquisa, inovação e pós-graduação, e propor às agências de fomento nacionais, regionais; e/ou estaduais a adoção de políticas para implementação das soluções apresentadas e assessorar a concepção, o planejamento, a organização, o desenvolvimento e a execução de políticas de pesquisa, inovação e pós-graduação no país, colaborando com as associações de dirigentes universitários e com as instituições de fomento e apoio ao desenvolvimento de pesquisa e pós-graduação.

palavra do presidente

Charles Morphy D. Santos

O FOPROP conta com mais de 270 instituições de ensino de pós-graduação e pesquisa afiliadas e é um importante interlocutor da comunidade científica junto às principais agências de fomento à ciência do Brasil. O fórum é protagonista na definição de políticas voltadas ao desenvolvimento, consolidação e qualificação do ambiente de pesquisa e formação de recursos humanos da pós-graduação.

O sistema nacional de pós-graduação passou por um período periclitante entre 2019 e 2022. Nos últimos anos, lutamos para sobreviver aos seguidos cortes de bolsas e de fomento à pesquisa. A falta de direcionamento de agências como a CAPES prejudicou a atuação dos programas de pós-graduação – basta lembrar que o último Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) findou em 2020 e o novo só entrará em vigência em 2024. Desde janeiro de 2023, estamos trabalhando para reconstruir as bases da pesquisa e pós-graduação brasileiras depois de quatro anos de negacionismo do Governo Federal anterior.

O desafio da gestão do FOPROP para o biênio 2024-2025 também será o de discutir os termos para a expansão sustentável da pós-graduação no Brasil, em especial em regiões do país em que a abertura de cursos de Mestrado e Doutorado deu-se apenas recentemente. Lidaremos diretamente com o desafio de implementar as ações previstas no novo PNPG (2024-2028) e participar das tratativas para as próximas avaliações quadrienais. A nova gestão do FOPROP pretende atuar para fortalecer redes de programas de pós-graduação interinstitucionais, propor estratégias para reduzir assimetrias regionais e intrarregionais na pesquisa e pós-graduação brasileiras, além de aprimorar ações de inclusão, equidade de gênero e democratização do conhecimento científico.

O FOPROP deve olhar para as particularidades dos diferentes segmentos que o compõem (federal, estadual, comunitário e privado) sem desconsiderar as pautas comuns que os unem. Nossa jornada será sempre guiada pela democracia, a única força propulsora capaz de nos tornar uma nação realmente soberana, comprometida com a preservação do meio ambiente e a redução de todo tipo de desigualdade.

gestões anteriores

gestão atual

Diretório Nacional

Diretoria Executiva

PRESIDENTE

Charles Presidente FOPROP

Charles Morphy Dias dos Santos
Universidade Federal do ABC – presidente@foprop.org.br
2024-2025

VICE-PRESIDENTE

Claudia Regina Xavier
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2024-2025

SECRETARIA-EXECUTIVA

carmelo

Carmelo José Albanez Bastos Filho
Universidade de Pernambuco
secretaria@foprop.org.br
2024-2025

SECRETARIA DE FINANÇAS

Cleuciliz Magalhães Santana
Universidade Nilton Lins
financeiro@foprop.org.br
2024-2025

SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO

Priscila Valverde de Oliveira Vitorino
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
comunicacao@foprop.org.br
2024-2025

Coordenação das Regionais

Coordenadora Norte

Margarida Lima Carvalho
propeg@ufac.br

Vice-Coordenadora Norte

Adriana Malheiro
propesp@ufam.edu.br

Coordenadora Sul

Dinara Jaqueline Moura
dinaram@ufcspa.edu.br

Vice-Coordenador Sul

Paulo Henrique Condeixa de França
ph.franca@univille.br

Coordenador Sudeste

Marcelo Henrique Napimoga
marcelo.napimoga@slmandic.edu.br

Vice-Coordenador Sudeste

Raul Narciso Carvalho Guedes
pr.ppg@ufv.br

Coordenador Centro-Oeste

Claudio Stacheira
claudio@ueg.br

Vice-Coordenador Centro-Oeste

Cristiano Marcelo Espinola Carvalho
propp@ucdb.br

 

Coordenadora Nordeste

Iraildes Pereira Assunção
iraildes.assuncao@propep.ufal.br

 

Vice-Coordenadora Nordeste

Ellany Gurgel Cosme do Nascimento
ellanygurgel@uern.br

 

Coordenação dos Segmentos

Coordenadora Segmento das Federais

Isabela Almeida Pordeus
info@prpg.ufmg.br

Vice-Coordenador Segmento das Federais

Alan Carlos da Costa
alan.costa@ifgoiano.edu.br

 

Coordenadora Segmento das Estaduais

Tânia Maria Hetkowski
taniah@uneb.br

 

Vice-Coordenadora Segmento das Estaduais

Silvia Márcia Ferreira Meletti
meletti@uel.br

Coordenadora Segmento das Instituições Particulares

Denilde Holzhacker
dholzhacker@espm.br

 

Vice-Coordenadora Segmento das Instituições Particulares

Christina Praça
cpraca@unifor.br

Coordenadora Segmento das Comunitárias

Gisele Silveira Coelho Lopes
giselelopes@unesc.net

Vice-Coordenadora Segmento das Comunitárias

Marco Cremona
cremona@fis.puc-rio.br

Conselho Fiscal

Sérgio Hanriot

Vinícius Martins

Beatriz Telles

Lucindo Quintans-Junior

Jofre Freitas

Cristina Nogueira